4 benefícios do BPO Financeiro para as empresas

Redução de custos trabalhistas e de custos fixos estão entre as vantagens da terceirização das rotinas via BPO Financeiro
Diante da crise provocada pelo novo coronavírus, muitas empresas estão se vendo obrigadas a enxugar suas equipes e rever despesas para sobreviver. Se por um lado isso traz transtornos, por outro pode ser a oportunidade para repensar processos e enxugar custos fixos para o futuro, tornando a operação mais leve e eficiente. Neste momento, BPO é a palavra de ordem.
A sigla em inglês para Business Process Outsourcing significa, em bom português, a terceirização de processos dentro de uma empresa. O BPO Financeiro consiste em terceirizar toda a rotina de recebimentos e pagamentos da empresa, incluindo a emissão de boletos e notas fiscais, registro e lançamento de receitas e despesas e conciliação bancária. Tudo isso com um viés consultivo, ajudando permanentemente o empreendedor na tomada de decisões.
Como funciona o BPO Financeiro

Os 4 benefícios do BPO Financeiro
1 – Organização
Uma das principais dores do pequeno empreendedor é a dificuldade em acompanhar e controlar o fluxo de caixa, dada a falta de tempo. A terceirização do financeiro deixa tudo em ordem de forma transparente, evitando atrasos e multas.
2 – Redução de custos trabalhistas
Ao terceirizar a rotina financeira, a empresa pode reduzir despesas com salários e benefícios, evitar passivos trabalhistas, além de impedir que o conhecimento das rotinas fique concentrado em apenas um ou poucos colaboradores.
3 – Menos custos fixos e imobilização
Além de reduzir despesas trabalhistas, o BPO Financeiro permite enxugar custos fixos diretos e indiretos, além de dispensar a compra de equipamentos. O custo do serviço acompanha a atividade e o desempenho da empresa.
4 – Visão estratégica das finanças
Além de executar as tarefas operacionais, os especialistas em finanças também conseguem oferecer uma visão crítica do fluxo financeiro da empresa, o que inclui diversos tipos de relatórios que auxiliam na tomada de decisões.
BPO para pequenas e médias empresas
Há uma falsa impressão que o BPO Financeiro só vale a pena para empresas de maior porte. Não é verdade. De profissionais autônomos a grandes corporações, o serviço pode ser vantajoso para negócios de todos os tamanhos. Para as PMEs – pequenas e médias empresas -, a terceirização pode ser ainda mais atraente, tendo em vista o que ela pode representar em termos de economia e praticidade.
O custo do serviço de BPO Financeiro é diretamente proporcional ao volume de registros, das peculiaridades e do segmento de atuação de cada empresa. Enquanto no varejo o volume de vendas é mais alto, por exemplo, para uma empresa de consultoria o número de emissões é maior. Já uma construtora pode ter grande volume de entradas de insumos. A avaliação é caso a caso.
Quer saber mais sobre os benefícios do BPO Financeiro e como este serviço pode ajudar sua empresa? Converse com o time de especialistas da SIGA.
Conheça todas as soluções SIGA Contabilidade Integrada: Gestão Contábil, BPO Financeiro, Consultorias, Legalização
Categorias
Comentários
- José Morais Monteiro em Como reduzir a carga tributária utilizando o Fator R
- GUARACY ANDRADE FERREIRA MENDES em Atenção para a Declaração de Imposto de Renda 2022
- JUVANIL CANDIDO DA CUNHA em Como reduzir a carga tributária utilizando o Fator R
- Natalia Miranda em Sucessão empresarial: como e quando ocorre
- Clara Bittencourt em Sucessão empresarial: como e quando ocorre